sábado, 17 de novembro de 2012

Chassis sem eixos

Por fim sairam os eixos, o que me lembra que devia deixar um conselho sobre a desmontagem que não registei aqui antes e que acho muito importante:
ANTES DE DESMONTAREM A CAIXA DE VELOCIDADES, AS TRANSMISSÕES E O TRAVÃO DE MÃO, DESAPERTEM AS RODAS :) se não o fizerem, vão se ver à rasca para as desapertarem depois :) 

 Sem o eixo da frente 

 Separado do chassis e pronto para desmontar pecinha por pecinha 

 Aqui já em cima de cavaletes, e com o eixo pendurado pelos parafusos da frente que agarram as molas ao chassis...

 ... e ainda estava assim porque o parafuso do lado esquerdo agarrou ao interior do cinobloco que se separou da borracha o que torna impossível de o conseguir soltar, porque quando se roda o parafuso toda a peça do interior roda também...

 ... rebarbadora com disco de corte e foi a unica solução que encontrei para o tirar :(

e já se consegue ter ideia que os dois eixos  estão totalmente separados do chassis

Agora é virar o chassis ao contrário para ver se o sacana do steering relay sai a bem...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estava dificil de arranjar grua

Ando há imenso tempo a tentar tirar o "Steering Relay", acabei por desistir e esperar por ter o chassis completamente "nu" e depois vira-lo ao contrário para poder martelar ou espetar por ali uma prensa.
Estava a ficar preocupado, porque não estava fácil de conseguir uma grua emprestada por uns dias. O amigo Dário mais uma vez desenrrascou uma e fui logo meter mãos à obra. Sem sucesso, a grua estava sem oleo nenhum e não tinha força. Meti valvulina para desenrascar e dei por mim a pensar se a Land Rover alguma vez teria fabricado este tipo de ferramenta, tendo em conta a quantidade de oleo que jorrava :(

 Parece que é melhor parar para não estragar muito mais :(

 Este lado ainda está mais ou menos

 Remendo da parte de baixo do "rear cross member", aqui vai haver algum trabalho de serralharia

 Foi mal tratado

 E finalmente saiu a caixa de velocidades :)

 Esta prensa está com umas marteladas esquisitas 

 Muito suja... 

 ... se calhar é porque alguém lhe partiu este perne :S

 Entretanto, estava este bocadão de alumínio no chão...

 Acabei de "ganhar" um berço da cloche :S

 Este não foi preciso desapertar, já devia de andar assim há muito tempo

 a outra metade do apoio esquerdo do motor

 Aqui dá para ter uma melhor perspectiva do que falta ao berço da cloche 

 Motor a sair do chassis

 Em equilibrio

 Não sei se se consegue perceber, mas o chassis está todo forrado a lama seca com muita espessura

 assim como o diferencial da frente.

 Uma peça tão pequeninina e tão filha da &%$# para sair...

Quase esqueleto

Amanhã espero tirar o eixo traseiro :)

sábado, 10 de novembro de 2012

Ontem para não variar, esqueci me do telefone e por isso não actualizei o Blog. Hoje é actualizado pelos dois dias, se bem que hoje apesar de muito trabalho, pouco adiantei ...

 Chassis rolante :D

 Granda "sticada" 

 Feiosa mesmo esta amolgadela

 Já está semi reparado, mas não tirei fotos

Entretanto, hoje estive de volta do steering relay. Tirei os amortecedores (o traseiro direito tinha o parafuso superior completamente agarrado, partiu a desapertar e depois de muito WD40 e marretadas, chegou a Nessa e deu umas marretadinhas e o parafuso lá saiu....), escape, o que sobrou das cintas limitadoras do eixo traseiro e mais umas coisinhas. Este steering relay está a passar dos limites.

 Imagem do steering relay com as chapas para o travamento um bocadinho amolgadas por causa de um saca de 2 pernas. Levou calor muita martelada e não se mexeu nada. ODEIO STEERING RELAYS!!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A má notícia

A má notícia é que encontrei a cor original do carro. Mesmo com uma pintura geral, sem desmanchar o carro todo, deixam se sempre vestígios da cor de fábrica. Eu sempre pensei que este Séries fosse Light Green (1ª foto) e não o tão comum Bronze Green.
Uma vez que já há 1 Bronze Green na família, pensei no Light Green para este S2a.
Deixem as vossas preferencias nos comentários. 



Sem bulkhead :D

Mais um dia e o de hoje foi bastante longo, de manha acabei por tirar o Bulkhead do chassis. Depois levei o resto da tarde para retirar tudo o que estava ainda agarrado a ele. 

 O ninho do ratinho

 Grande ninho

 Mas porque carga de Àgua é que abriram aqui um buraco??? Está exactamente por detrás da placa com o numero do chassis

 Mais em pormenor, o buraco do lado direito, não entendo aqueles furinhos por baixo

 Sem "bulkhead"

 Parafusos do "bulkhead" aos chassis. Por aqui consigo sempre ter uma ideia do estado do chassis. Este parece estar de boa saúde, ja tirei parafusos iguais que pareciam ter estado no mar à anos.

Acho que vou ter que meter uma chapa desta nova...


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Devagarinho, mas vai lá!

O "bulkhead" está totalmente desapertado, e espero amanhã ter ajuda de alguém, para o tirar de cima do chassis :)

 Sem a caixa de direcção

 Sem o apoio do "bulkhead"

 Consegue se perceber que só já tem a barra de direcção que une os swivells

 Tralha a acumular... vou ter muito que limpar ... muito mesmo

 Odeio tirar estes sacaninhas, mas já levou com a arma secreta para libertar o steering relay do chassis, normalmente não falha, é só esperar :D

Esta caixa de velocidades está terrivelmente suja... è como digo, vou ter muuuuuuuuito que limpar...


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sempre a adiantar

Hoje correu bem :)

 A caixa dos bancos e as tampas do fundo já estão desmontadas

 Os pedais também já estão prontos para começar a limpar e pintar

 Ainda com a união entre o bulkhead e a caixa de carga

 Oa ratinhos também gostam de Land Rover's... caganitas até...

 ... ao ninho!! Com o cheiro a gasóleo deviam de dormir melhor, nem quero pensar no que vou ali encontrar :S

 Meio alentejo entre o deposito e o chassis... estava colado ao chassis por toda esta terra :S

Mais uma placa de terra 

 Suporte da bateria na cx dos bancos, não tinha a bateria, porque deve de ter caído

Muito trabalho para o serralheiro

Amanhã começo a desapertar a caixa de carga